No período de 28 a 30 (terça a quinta), a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e Urbanismo (SEDAU) participou da 1ª Oficina do Programa de Apoio à Gestão Ambiental dos Municípios (PROAGAM), do Agreste e Litoral Sul, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, por meio do Núcleo de Apoio à Gestão Ambiental dos Municípios do RN. O evento aconteceu no IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte), Campus Canguaretama e reuniu representantes de diversas cidades da região.

A oficina teve como objetivo apoiar os municípios na elaboração do Plano de Gestão Ambiental, onde será possível diagnosticar as principais problemáticas socioambientais existentes no município, estabelecendo alternativas de ação.

Diante do grande potencial imobiliário, industrial e de serviços oferecidos em Goianinha, atualmente, a cidade tem se enquadrado no perfil dos municípios que deverão elaborar seu plano. O documento será uma ferramenta essencial para definição de estratégias de gestão, focadas em controlar os impactos ambientais dos recursos naturais existentes, bem como o ordenamento urbano, em busca do desenvolvimento sustentável.

A elaboração do plano seguirá no município, onde deverá ser criado um grupo de trabalho composto pelas demais secretarias municipais, a fim de contribuir com essa construção, que também contará com a participação da população em geral.