Com plantio de árvore em torno da Lagoa de Cangaíba, pela prefeita Nira Galvão, vice-prefeita, Helena Marques e as deputadas estaduais, Terezinha Maia e Cristiane Dantas, vereadores e secretários municipais, a prefeitura de Goianinha abriu a programação da Semana do Meio Ambiente no município na segunda-feira (5), e se estendeu até a quarta-feira (7).

Com o tema “Direito de ter, dever de cuidar”, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente promoveu diversas atividades para envolver toda a população do município, com serviços de saúde, oficinas de pintura com temas preservação e conservação do Meio Ambiente; apresentações culturais e capacitação em educação ambiental para professores de Ciência, no qual foi trabalhado a cartografia social para ser replicada aos alunos.

Dentro da programação, também teve ação para comemorar o aniversário da Área de Proteção Ambiental Piquiri-Una, em parceria com o IDEMA, que envolveu plantio de mudas de espécies nativas, palestra na Escola Indígena Alfredo Lima e uma trilha no Catu; uma oficina sobre a criação de uma horta agroecológica, além de contação de história dentro da temática ambiental, realizada pelo Programa Criança Feliz.

E finalizando a semana do meio ambiente, a Prefeitura promoveu ações voltadas aos catadores de materiais recicláveis que frequentam o lixão da cidade em um espaço cedido pela Cerâmica Elizabeth, onde contou com colaboração da equipe do setor de ambiental da empresa. Teve palestra sobre biossegurança, Cooperativismo e Reciclagem (parceria com a Usina Estivas); apresentação de capoeira, distribuição de cestas básicas, lanche para confraternização entre os presentes e vacinação contra tétano, hepatite e febre amarela.

Estiveram envolvidas as secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Cultura e Assistência Social.