Nesta semana, a Secretaria de Educação realiza a Semana Pedagógica 2021 que começou hoje (22) e se estende até a quarta-feira (24) com a temática “Repensar a educação nesse novo tempo”. A ação que conta com a participação de professores, secretários, porteiros, auxiliares, coordenadores e gestores pedagógicos, foi organizada em novo formato nesta edição por decorrência da pandemia.

Para minimizar os riscos de contágio pelo novo coronavírus, a Secretaria de Educação determinou a realização do evento em dois pólos – um na Escola Municipal Hélio Galvão e outro na Escola Municipal Nazaré Duarte. Além disso, o público também foi dividido por níveis de ensino em cada instituição, evitando, assim, aglomerações e mantendo o distanciamento e as medidas de biossegurança.

De acordo com o auxiliar pedagógico na Escola Municipal João Carvalho, Marilson da Silva, o maior desafio do ensino é criar metodologias que se apliquem à modalidade remota e que seja acessível aos professores e alunos.

Por fim, a responsável pela pasta, Helaine Lisboa, afirmou que tem sido um tempo de crescimento e aprendizagem mediante esse contexto de mudanças que a educação está enfrentando. “Nos últimos meses, temos lidado com inúmeros desafios relacionados à educação em meio a pandemia. Atualmente, a Secretaria tem reafirmado o seu compromisso com os docentes em construir conhecimentos que nos preparem para essa realidade”, disse a secretária.