Em reunião na manhã nesta segunda-feira (25), na sede da Federação das APAES/RN (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), a prefeita de Goianinha, Nira Galvão, tratou da implantação de uma unidade da Instituição no Município. No início de fevereiro, uma equipe da Federação virá até Goianinha, realizar visita técnica em possíveis imóveis, que poderão abrigar a Instituição. A expectativa é que, se comprovada a viabilidade, a unidade seja implantada ainda este ano.

Na oportunidade, a prefeita se mostrou parceira e aberta à concretização do projeto. “Esse é um desejo que nasceu em nossos corações, então vamos fazer o que for preciso para realizar, porque, assim, poderemos atender centenas de pessoas que necessitam desses cuidados. No que depender de mim e de todas as pessoas, que aqui estão, que compõem a administração municipal, a APAE em Goianinha será uma realidade”, frisou.

Um dos projetos previstos no planejamento da atual gestão, caso seja concretizado, a APAE sediada em Goianinha será responsável por acolher crianças e adolescentes excepcionais – que possuem algum tipo de deficiência física ou mental – para que não precisem se deslocar à capital, afim de receber atendimento especializado. De acordo com levantamento preliminar, a cidade conta, atualmente, com cerca de 300 pessoas, que se enquadram nos serviços oferecidos pela Associação.

Participaram da reunião pelo Município, além da prefeita, a vice-prefeita, Helena Marques; a representante da Saúde, Luzanira Bessa; o procurador jurídico, Emanoel Paiva; e Geovania Cristina, mãe de criança excepcional e uma das articuladoras pela implantação da instituição em Goianinha. Pela APAE, participaram a presidente no Rio Grande do Norte, Maria Alzira Correia; o diretor social da APAE nacional, Wilian Ferreira; e a procuradora jurídica, Tatiana Benévolo.