Na manhã desta sexta-feira (25) o município de Goianinha realizou a I Conferência do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). A conferência aconteceu em formato virtual e contou com a presença da prefeita Nira Galvao; de demais servidores municipais; de representantes da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); a participação da população, se deu por meio de transmissão em tempo real, através do canal da Prefeitura de Goianinha no YouTube.

O município de Goianinha está entre as 86 cidades do estado que deram início à elaboração do Plano de Saneamento, no ano de 2017, sob a coordenação da UFRN e FUNASA. Com a pandemia da COVID-19, os processos precisaram ser adaptados para os meios remotos, contudo, sem deixar de ouvir a população quanto às necessidades de cada bairro ou comunidade rural de Goianinha, a exemplo dos questionários eletrônicos, aplicados no fim do ano passado, que contaram com ampla participação popular.

Em sua participação durante o evento, a prefeita Nira destacou a importância da conclusão e implementação do documento que preconiza a garantia de uma vida mais digna e saudável à população, visto que o saneamento mas diz respeito só ao esgotamento sanitário mas, também, a um abastecimento de água de qualidade, drenagem de águas das chuvas e coleta e manejo dos resíduos sólidos. “Quando investimos em saneamento, investimos em saúde e melhoria na qualidade de vida da nossa população”, destacou.

Participaram pelo município: a prefeita Nira Galvão; o secretário de Desenvolvimento Ambiental e Urbanístico, Dyego Lopes; e a representante do comitê de elaboração do PMDB, Gleice Kelly Alves de Morais. Pela FUNASA: Ana Tereza Barreto Torres, representante da Fundação. Pela UFRN: a engenheira ambiental, Giovana Medeiros; e o professor Paulo Eduardo Vieira Cunha, coordenador geral do Projeto de Apoio à Elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico; e Priscila Fonseca, bolsista do projeto.