O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Irene Lisboa, situado na comunidade de Lagoa do Poço, em Goianinha/RN, alcançou um marco importante ao submeter e aprovar quatro artigos no Encontro Nacional de Educação Infantil (ENEI/ENEF). O Encontro é referência internacional na divulgação de trabalhos relevantes.
“Goianinha tem investido muito em educação, cultura e inovação. O CMEI Irene Lisboa tem se estabelecido, ao longo dos anos, como um centro dedicado à pesquisa voltada para crianças. Estamos felizes e entusiasmados com essa significativa conquista”, pontua a prefeita de Goianinha, Nira Galvão.
Os quatro artigos apresentados pelo CMEI destacam práticas inovadoras realizadas com crianças, abordando tópicos cruciais, como: “Ciranda Cultural: o olhar das crianças além da cor da nossa pele”; “A coordenação pedagógica em tempos de pandemia”; “Como surge a escrita na educação infantil: As experiências psicomotoras” e “Pesquisa com crianças, as possibilidades”. Todos tendo como base de estudo e referência a própria instituição de ensino.
Os principais protagonistas por trás desses projetos são: a gestora Ana Luiza, a coordenadora pedagógica Suellen Souza, juntamente com as professoras Cleitania Santos e Maria Daniele. Os trabalhos passaram por uma rigorosa avaliação e, com grande satisfação, receberam cartas de aceite na última semana. “Esses estudos destacam a dedicação da equipe em promover uma educação infantil de qualidade. Isso é um testemunho da força do CMEI Irene Lisboa e de seu impacto positivo na comunidade”, acrescenta a gestora municipal Nira Galvão.
O Encontro Nacional de Educação Infantil (ENEI/ENEF) é parte integrante do Núcleo de Educação da Infância, vinculado ao Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e é reconhecido internacionalmente. O evento facilita o intercâmbio de culturas e a divulgação de trabalhos notáveis.