De 08 a 24 de novembro, a cidade de Goianinha vira palco dos Jogos Escolares do Município (JEMG’S), que estão de volta em sua XXXIV edição. O evento é organizado pela Secretaria de Educação e visa estimular o esporte educacional, se concentrando nas escolas do Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II.

A prefeita da cidade, Nira Galvão enfatiza que entre os pontos positivos dos Jogos Escolares, se destaca a diversidade de aprendizagens e as experiências que a competição traz aos alunos. “O JEMG’S busca proporcionar vivências únicas para os participantes, fomentando a prática esportiva com disciplina, persistência e trabalho em grupo. A cidade toda se anima com os Jogos, que já viraram tradição em Goianinha”, pontua.

A cerimônia de abertura ocorreu na última quarta-feira (08), no Ginásio Osmundo Farias, bairro da Estação. A cerimônia contou com a participação de 34 instituições de ensino, entre municipais, estaduais e particulares. “É um momento onde todos se reúnem pela causa do esporte, que junto com a Educação é força motriz que impulsiona nossos jovens para um futuro de sucesso”, ressalta a secretária de Educação, Maria Barros Lisboa de Sousa Lemos.

Competições começam na segunda-feira (13)

As competições começarão na próxima segunda-feira (13), e seguem até o dia 24 de novembro, sendo dividida em oito modalidades: atletismo; basquete; beach soccer; futsal; futebol; jiu-jitsu; queimada; society. As disputas abrangem as escolas da rede municipal, estadual e privada e contemplam 7 categorias: chuquinha, chupetinha, Fraldinha, Pré – Mirim, Mirim, infantil e juvenil nos naipes feminino e masculino.

O encerramento dos JEMG’S será no Ginásio Osmundo Farias, dia 24 de novembro, às 19h, com as finais do futsal, seguida das premiações de todas as modalidades.

Fogo Simbólico

Uma das tradições dos Jogos é o Fogo Simbólico, que esse ano foi realizado no dia 09 de novembro, em comemoração a Emancipação Política do Município de Goianinha. O percurso da solenidade se iniciou e finalizou no Centro, percorrendo as principais ruas da cidade. Na ocasião, a prefeita Nira Galvão e demais autoridades estiveram ao lado de alunos das instituições de ensino da rede municipal, estadual e particulares e atletas do município.