A Secretaria Municipal de Saúde realizou audiência pública no Plenário da Câmara Municipal, na manhã desta terça- feira (28), com o objetivo de apresentar um balanço quadrimestral das atividades realizadas, dos serviços oferecidos no município e relatórios dos recursos aplicados na saúde municipal de setembro a dezembro de 2016. A sessão contou com a presença da secretária de Saúde, Michelle Cabral, equipes da Saúde, vereadores e representantes de associações e da sociedade civil.

No terceiro quadrimestre de 2016, as receitas da saúde foram da ordem de R$7.420.112,18, sendo a contrapartida do município de 50,47% desse total. Dos impostos recolhidos, 31,75% foram destinados a saúde, quando o que é previsto pela lei é de 15% dos recursos próprios. Deste modo, a Prefeitura de Goianinha investiu um percentual bem maior que o previsto por lei.

A secretária de Saúde, Michelle Cabral, agradeceu a presença de todos e falou da importância do demonstrativo, pois é necessário a transparência desse balanço para a população. “Mas ainda sentimos falta da população nas audiências, quando esse momento é pensando para os cidadãos, onde é possível socializar despesas, receitas e ações desenvolvidas pela secretaria, além da retirada de dúvidas e do recebimento de sugestões”, afirmou ela.

Os relatórios contendo dados de atendimentos realizados e serviços oferecidos à população nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBS), Hospital Municipal, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro de Fisioterapia, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e vigilâncias Sanitária e Epidemiológica no período foram apresentados pelos profissionais da saúde responsáveis por cada departamento.