Com foco no turismo e no desenvolvimento sustentável, a Prefeitura de Goianinha realizou, nesta quarta-feira (9), evento de lançamento do ‘Lugares de Charme’, em parceria com o Sebrae/RN. Sob curadoria da designer Criz Ribeiro, e com participação de artesãos locais, o projeto irá repaginar locais históricos da cidade.
“Vamos transformar lugares da nossa cidade, repaginando para atrair visitantes, visto que nossa Goianinha é um ponto central na passagem de turistas. Gostaríamos de transformar todos os lugares que pensamos, mas nessa etapa vamos escolher um principal”, disse a prefeita Nira Galvão enfatizando sua ansiedade para ver o resultado final.

Criz Ribeiro ressaltou que o processo vai até final do ano, e que nessa primeira etapa serão levantados dados e informação da história, cultura e vivências dos goianinhenses. “Junto com os artesãos, artistas e toda sociedade, nós vamos resgatar a história do povo que construiu e constrói diariamente essa cidade. Vamos produzir materiais com as tipologias já usadas, tradicionais. Nossa missão é impactar as pessoas e os seres”, disse.]

Também estiveram presentes a vice-prefeita, Helena Marques; a secretária de Cultura, Kelly Machado; presidente da Câmara Municipal, Alexandre Veras; e secretários municipais.

Lugares de Charme

Lugares de Charme já impactou 100 mil pessoas indiretamente, 98 Empreendedores impactados, 8 Cidades contempladas e mais de 1.000 Artesãos impactados e foi vencedor dos Prêmio Brasil Criativo – 2015 do Ministério da Cultura e Prêmio Impacta Nordeste – (Rio Grande do Norte – Categoria Cultura) – 2020 do SEBRAE.

Assinado por Cristiana Dantas Ribeiro, administradora por formação, com enfoque no Design Social e Afetivo, gestora e fundadora da marca de acessórios conceituais Especiário, no mercado desde 2008. Tem experiência em formação e em capacitação de grupos de mais de trezentos artesãos em projetos de sua autoria, e de outros, por meio do SEBRAE/RN. Atuou como Designer de Produto para a Rede Globo – SA | RJ, desenvolvendo produtos para os cenários de novelas, além do programa Mais Você, programa É de Casa e programas do canal GNT.