Na segunda-feira (20), a Prefeitura de Goianinha, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMAAB), deu início ao calendário de vacinação contra a febre aftosa, segunda dose, disponibilizando cerca de 3 mil unidades da vacina, para imunizar o gado de pequenos criadores, de 25 comunidades das zonas rural e urbana. A vacinação segue até o início do mês de dezembro. Mais informações sobre o calendário podem ser obtidas na sede da SEMAAB, de segunda a sexta, das 8h às 13h.

Sobre a FEBRE AFTOSA

A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa provocada por vírus da família Picornaviridae, gênero Aphthovirus. Ela atinge animais de cascos bipartidos, como bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. O contágio pode acontecer através da baba ou sangue do animal, que contém grande quantidade de vírus, principalmente durante a fase inicial da doença.