Com o intuito de reafirmar o papel da Assistência Social como política garantidora de direitos e da urgente necessidade de dar visibilidade a esta política, aconteceu nesta segunda-feira (24), na Casa de Cultura Popular Palácio Antônio Bento, a abertura da VIII Conferência Municipal de Assistência Social, que tem como tema “Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS”. O prefeito Berg Lisboa esteve presente, acompanhado de vereadores e secretários municipais, além do padre Luís Paulo e do tenente Valcacio, representante da Polícia Militar. A apresentação cultural foi feita pelo grupo de dança do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Cleyton Rocha, representante dos usuários dos serviços, iniciou o discurso da mesa falando da importância que a população tem em participar desse espaço, principalmente no momento em que o país vive uma crise em que os direitos estão sendo perdidos e destacou seu papel como agente multiplicador dentro da Conferência. A secretária municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Lucicleide Barros, trouxe as boas-vindas aos presentes, desejando uma boa discussão das propostas e uma avaliação minuciosa dos serviços e ressaltou a importância dos usuários na Conferência, tendo vista que “não há melhor avaliador de um serviço do que o próprio usuário, que pode indicar novas diretrizes para a política de assistência social”.

O prefeito Berg Lisboa reforçou o discurso da secretária e frisou que “é importante que as propostas, discutidas democraticamente, tenham o correto direcionamento, para que as ideias propostas sejam viáveis de serem realizadas”. Concluindo os discursos da mesa, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Rogério Amorim, saudou a plenária e falou das conferências como vitória democrática, além de externar a necessidade da presença da população neste processo de decisões e também de aprendizado. “A política só existe quando há melhoria na vida das pessoas e o povo existe quando se faz presente”, frisou.

O assistente social e secretário do município de São José de Campestre, Michel Platiny, iniciou a palestra magna falando como é importante “oportunizar a população como protagonista na defesa dos direitos” e fez uma breve explanação de como funciona o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e como a Política de Assistência Social precisa ter um olhar interligado e ampliado, pois as ações não se dão de forma isolada. Perpassou ainda pela atuação dos conselhos no controle social e pela presença do cofinanciamento como pauta de todas as conferências.

A programação da VIII Conferência Municipal de Assistência Social segue até a quarta-feira (25), com grupos de trabalhos de eixos temáticos e da eleição dos delegados para a Conferência Estadual.