Teve início na manhã desta segunda-feira (16) o 3° ciclo de avaliação do PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica) nas Unidades Básicas de Saúde de Goianinha. A avaliação segue até a terça-feira (17) e tem como tem como objetivo traçar um perfil dos serviços oferecidos à população, através de aplicação de questionários, por equipe do Ministério da Saúde. Além disso, os entrevistadores avaliam a infraestrutura das unidades, bem como os equipamentos e a disponibilização de medicamentos.

Durante recepção organizada pela secretaria Rusivete Lisboa, para dar as boas-vindas à equipe, o prefeito Berg Lisboa ressaltou a importância de o município estar em constante avaliação, como forma de melhorar cada vez mais os serviços oferecidos aos moradores de Goianinha. “É muito importante passarmos por essa avaliação, pois, isso nos torna mais vigilantes, nos mostra onde estamos acertando e onde precisamos melhorar. Sejam bem-vindos à nossa cidade, nossas unidades estão de portas abertas”, disse.

SOBRE A AVALIAÇÃO
A fim de melhorar o padrão de qualidade do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), as instalações e os profissionais que fazem parte das equipes de saúde da família (médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, agentes de saúde bucal e comunitários de saúde), são acompanhados e avaliados a cada dois anos. Quanto melhor for o desempenho, mais incentivos financeiros serão repassados ao município, através do PMAQ – AB. O resultado geral da avaliação será divulgado posteriormente, podendo ser conferido por qualquer cidadão, através do “Portal do Cidadão”.