De 12 a 17 de junho, a Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) está realizando a Semana de Erradicação do Trabalho Infantil. Dentro da programação, uma mobilização aconteceu na feira livre do município, na manhã deste sábado (17), com a participação das equipes dos CRAS e CREAS (Centro de Referência de Assistência Social e Centro de Referência Especializado de Assistência Social, respectivamente), Conselho Tutelar, equipes do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), além de profissionais da Casa Multiprofissional e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

A ação teve como objetivo identificar casos de trabalho infantil para a verificação e acompanhamento familiar, como também para desenvolver o diálogo com comerciantes, feirantes, crianças e adolescentes exploradas por pessoas que utilizam esse trabalho de forma ilegal. Os casos identificados podem ser denunciados através do número 100 (ligação gratuita).

O dia 12 de junho – que marcou o início da semana de atividades voltadas ao tema – é o Dia Mundial e Nacional contra o trabalho infantil e foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data que foi apresentado o primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na conferência anual do trabalho. No Brasil, a data foi instituída como dia nacional de combate ao trabalho infantil em 2007, pela lei nº 11.542.