Na tarde de hoje (20), a Prefeita Nira Galvão acompanhada da secretária municipal de Assistência Social, Ana Cristina Galvão, recebeu a secretária nacional de Atenção à Primeira Infância do Ministério da Cidadania, Luciana Siqueira, no Centro Administrativo.

Durante o encontro, a equipe técnica responsável pelo Programa Criança atualizou a secretária sobre o andamento do benefício em Goianinha, além de enfatizar que o acompanhamento das crianças foi mantido mesmo durante a pandemia, seguindo as recomendações de saúde necessárias para o momento.

A secretária nacional elogiou o desempenho de Goianinha no desenvolvimento do projeto, abordou sobre a importância da criação de vínculos entre as famílias e as visitadoras, além da capacitação dessas profissionais, “a formação dos visitadores é valiosa e para isso sempre estamos preparando material e eventos para que se capacitem, pois, só assim alcançaremos o que almejamos que é uma primeira infância vivida de forma integral e com muito aprendizado”, finalizou.

Até o início do ano passado, apenas 70 famílias goianinhenses estavam cadastradas no Programa e, ainda assim, apresentavam dados desatualizados. Com o empenho da equipe técnica responsável foi realizada uma busca ativa para solucionar essa situação e atualmente, 150 famílias estão sendo contempladas.

Durante a reunião, estiveram presentes também, a supervisora do Programa Criança Feliz, Adriana Silva e a equipe técnica; a articuladora do Selo Unicef, Fairuze Bezerra; além da ex-secretária da Pasta, Denisabeth Galvão.

Por fim, a representante do Ministério da Cidadania acompanhou as visitadoras até a casa da Cristiane Faustino da Silva, mãe do Higor e do Hugo, que são inscritos no Programa e acompanhados desde um ano e meio de idade que recebem visitas semanalmente das profissionais do Criança Feliz. Feliz com a visita, a mãe apontou avanços significativos na relação das crianças, “eles interagem melhor, se relacionam melhor, vejo meus filhos pintarem, vi o meu filho aprender a falar, enfim, para nós, que somos mãe, é indispensável ver eles criando a própria independência”, afirmou.

Programa Criança Feliz

O Programa Criança Feliz contempla famílias cadastradas no CadÚnico com idade de 0 a 3 anos, crianças de até 6 anos cadastradas no Benefícios de Prestação Continuada (BPC), além de gestantes, realizando visitas semanais para o desenvolvimento motor, cognitivo, e sensorial de crianças na primeira infância.