A Secretaria Municipal de Educação deu início hoje (07) a Semana Pedagógica 2022 com o tema “Dialogando ações para o processo de ensino-aprendizagem” de forma virtual através do canal do YouTube da Secretaria, com o objetivo de discutir e apresentar novas medidas e projeções de ensino para o ano letivo.

Na abertura do evento, a secretária da pasta, Helaine Lisboa, durante suas palavras de boas-vindas, enfatizou a satisfação em contar com profissionais vacinados para essa retomada, além da expectativa de que todos os alunos sejam vacinados, demonstrando ainda o anseio pela volta às aulas e o desejo de entusiasmo e renovação para os educadores, mediante a nova realidade.

Logo em seguida, gestores, vice-gestores, coordenadores, apoios pedagógicos, professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, EJA, AEE e Educação Física, além dos cuidadores e auxiliares, contaram com uma palestra do renomado Prof. Dr. Geraldo Peçanha sobre o acolhimento que se espera com a retomada das aulas, bem como, as prioridades instituídas através da Resolução CNE/CP Nº 2, de 5 de agosto de 2021.

O professor e psicanalista Geraldo Peçanha abordou ainda os resquícios causados pela pandemia em relação às dificuldades de aprendizagem dos alunos, principalmente nos Anos Iniciais que dependem das interações pessoais. Além disso, enfatizou a importância dos profissionais estarem capacitados, adotando uma nova postura educacional para entender o contexto e realizar um trabalho direcionado para essas lacunas de aprendizagem, consolidando a base de conteúdos, seja no formato totalmente presencial, semipresencial ou virtual.

Uma das ferramentas propostas para essa problemática é a realização de uma avaliação diagnóstica ou teste cognitivo de entrada – a fim de entender o que foi absorvido pelo aluno no ano anterior e, assim, direcionar o conteúdo, recuperando o posicionamento desse estudante dentro da sala de aula em relação aos conteúdos determinados para cada ano.

Por fim, enfatizou que a integração ensino-tecnologia foi uma surpresa mediante o baque de uma pandemia; no entanto, após mais de 30 anos de ensino, essa consolidação era muita esperada por ele e demais educadores, visto que, segundo o professor: “vivemos outro contexto. Cabendo apenas, aos educadores utilizarem os novos meios de educação e das novas ferramentas que englobam essa nova realidade”.

O primeiro dia da Semana Pedagógica contou com mais de 300 espectadores no canal oficial do YouTube da Secretaria e finalizou com um momento para retirada de dúvidas, e sugestões de ideias entre os participantes. O evento segue até a próxima sexta-feira (11) e conta com Estudos e Formações para o público direcionado da rede municipal de ensino.