A campanha de apreensão de animais soltos nas vias, criada em 2017, tem ação continuada durante todo o ano. A iniciativa visa livrar animais das estradas e, assim, preservar a vida destes e também da população que trafega pelas vias. A iniciativa é dividida em duas frentes: a administrativa, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental e Urbanístico (SEDAU), e a operacional, que é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMAAB).
A Secretaria de Agricultura recolhe os animais soltos na ruas e leva até um curral, localizado na comunidade de Jundiá, que é abastecido com pastagem e água. E, ainda conta com um tratador para os animais apreendidos. Após a retenção do animal, o proprietário precisa se dirigir a SEDAU para pegar boleto e efetuar o pagamento de multa estipulada em R$ 100 para equinos e R$ 200 para bovinos, acrescido de taxa diária de manutenção do curral.
A SEMAAB tem realizado diversos plantões em turnos distintos, inclusive de madrugada, para evitar que animais possam ocasionar acidentes. Para denúncias, são disponibilizados dois contatos telefônicos: (84) 99988-3680 e 99166-2185. “É importante que os criadores tenham espaços para criar seus animais. Animal solto na pista pode resultar em acidentes. Fazemos esse trabalho para preservar vidas, tanto humana quanto do animal”, enfatizou o titular da Semaab, Aldemir Monteiro.