Não é novidade que o coronavírus (COVID-19) tem se proliferado cada vez mais em diferentes países do mundo, incluindo o Brasil, e com esse grande alcance, inúmeros casos de complicações respiratórias. Para se evitar o contágio, uma das principais recomendações do Ministério da Saúde é de, além de redobrar os cuidados com a higienização das mãos, proteger as vias respiratórias.

Pensando nisso, recentemente a pasta sugeriu a produção caseira de máscaras de pano para os indivíduos que não possuem nenhum sintoma aparente da doença. Essa medida se apresenta como uma resposta à ausência de EPIs para os profissionais de saúde que, atualmente, se encontram de forma escassa tanto nas farmácias como nos seus fornecedores.

Para a confecção das peças é importante se atentar para alguns detalhes importantes que atestam a sua eficácia, tais como ter duas camadas de tecido (dupla face) – podendo ser algodão, tricoline, TNT, entre outros – e esse pano estar previamente esterilizado. Além disso, as máscaras são exclusivamente para uso individual e precisam estar ajustadas ao rosto de quem for usar, cobrindo totalmente a boca e nariz. 

De acordo com a Secretária de Saúde do município, apesar de Goianinha continuar sem casos confirmados e numa situação controlada de suspeitos, é de suma importância por parte da população intensificar os cuidados. Ainda segundo a responsável pela pasta, alcançamos um estágio nacional de atenção e que realmente se faz necessário combater o vírus com o que se tem a disposição, liberando apenas as máscaras cirúrgicas para os profissionais da saúde que estão lidando diretamente com os casos.

Por fim, vale ressaltar que as máscaras de tecido caseiras podem ser reutilizadas, desde que sejam guardadas em sacola plástica após o uso e lavadas com água e sabão ou agente químico à base de cloro, deixando secar no sol e passando ferro quente para finalizar. No mais, o uso desses produtos não anula os demais meios preventivos ao novo coronavírus como a excessiva higienização das mãos e a manutenção do distanciamento social.