A Prefeitura de Goianinha/RN e o Conselho Municipal de Assistência Social realizaram nesta sexta-feira (23), no CMEI Aluízio Carvalho (Centro), a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, o qual foi dividido em cinco eixos temáticos: financiamento; controle social, articulação entre os segmentos, serviços, programas e projetos, e benefício e transferência de renda.

A Secretária de Assistência Social, Ana Cristina Galvão, destacou a importância do evento para que as políticas públicas sejam explanadas e esclarecidas. “Conhecer o que é o SUAS, entender as políticas que regem o município e ter a participação da sociedade. Temos um leque de serviços ofertados na secretaria, e as propostas debatidas em cada eixo ajudam na implementação das ações e no conjunto das melhorias”, destacou.

Já a vice-prefeita Helena Marques falou sobre a necessidade de discutir melhorias para a cidade por meio da assistência social. “É aqui onde surgem os projetos, as metas, as ações, o planejamento e o melhor para a nossa cidade, através do nosso ver e olhar, do saber fazer. Parabenizo Túlio Alves, presidente do conselho, toda a equipe, a mesa e os participantes”.

“Para reconstruir o SUAS é necessário fazer uma análise de onde estamos e onde queremos chegar. Sem esse diagnóstico inicial, que é fruto da participação popular junto à rede de profissionais, bem como os atores do sistema de garantia de direitos, é impossível reconstruir o Sistema Único de Assistência Social.  A conferência é importante, porque promove o diálogo entre esses protagonistas, traça o diagnóstico e planeja o que queremos para o futuro nos âmbitos municipal, estadual e federal”, apontou Túlio Alves, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social.