Visando maior desenvolvimento das crianças na Primeira Infância, da faixa etária de zero a seis anos, o Ministério da Cidadania, através do Programa Criança Feliz e o Ministério da Educação, com o Conta pra Mim, firmaram parceria. Considerando a estrutura familiar e o contexto de vida inserida, a junção dos programas busca promover o desenvolvimento integral das crianças. 

Por isso, ainda no primeiro trimestre de 2021, a nova equipe do Criança Feliz formada pela Supervisora do Programa, Adriana Silva e as cinco visitadoras, sendo elas: Alícia Carvalho, Ana Paula, Edjane Leite, Joicy Luisa e Lígia Maria, receberão treinamento do programa e, logo mais, poderão aplicar as novas dinâmicas com as famílias visitadas. 

As crianças também passarão a receber um kit com dois livros e materiais como giz de cera, bloco de desenho, um calendário para que as famílias façam o acompanhamento das leituras e uma cartilha de orientações – a fim de que os pais incorporem e aprendam quais são as práticas de literacia familiar e apliquem com os filhos em casa.

Para a secretária de assistência social, Denisabeth Galvão, “a junção dos programas com certeza renderá bons frutos. O aprendizado oral e escrito começa em casa, além do laço familiar que é formado. Essa parceria surgiu para fortalecer ainda mais o Programa Criança Feliz que é tão importante para o desenvolvimento das nossas crianças”, disse. 

Programa Criança Feliz 

O Criança Feliz é um programa do Governo Federal que trabalha o desenvolvimento infantil, habilidades cognitivas e motoras das crianças, além do fortalecimento da parentalidade (vínculo e papel dos cuidadores na vida da criança), tudo por meio de brincadeiras propostas pelos visitadores, a partir da visitação domiciliar às famílias.

Programa Conta pra Mim

O Conta pra Mim é um programa de promoção da literacia familiar, que consiste em um conjunto de práticas para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita da criança, buscando trazer para o ambiente familiar o hábito da leitura e outras atividades afins com o objetivo de estimular o aprendizado.

Fonte: Assessoria de Comunicação