A Prefeitura de Goianinha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde está informatizando todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, que passarão a contar com o recurso de Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), ferramenta que permitirá mais eficiência, transparência e economia na oferta dos serviços oferecidos à população. Além disso, o sistema visa oferecer maior segurança ao usuário, visto que o histórico ficará disponível e será possível consultar, por exemplo, se o paciente tem alergia a alguma substância presente em um determinado medicamento. Algumas unidades já contam com o serviço, que estará funcionando 100% a partir do mês de novembro.

De acordo com o Ministério da Saúde, o PEC permitirá aos médicos consultarem o histórico do paciente, com informações de diagnósticos, atendimentos, exames e medicações anteriores. O médico ainda conseguirá verificar se a medicação que pretende prescrever está disponível na farmácia básica do município. Em resumo: o objetivo principal da ferramenta é racionalizar os recursos do SUS (Sistema Único de Saúde) e personalizar os atendimentos, proporcionando maior controle sobre os valores investidos em saúde, e um acompanhamento mais preciso dos pacientes.