A Prefeitura de Goianinha, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Semthas), promoveu na quarta-feira (27), a I Conferência da Pessoa Idosa que teve como tema: “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”, que se realizou na Primeira Igreja Batista de Goianinha.

Estiveram presentes no encontro o prefeito Berg Lisboa, a titular da Semthas, Lucicleide Barros, a representante do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Etilde Siqueira, a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Severina Paiva, a professora Dra Maria Chaves Maia, a coordenadora do Centro Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Jadja Dantas e os vereadores Odilon Barbalho, Luisinho e Divaldo Lourenço. Além do público idoso.

A Conferência tem o objetivo de avaliar as ações e propor iniciativas que contemplem a pessoa idosa se caracterizando pelo amplo debate, reflexão e articulação coletiva para traçar prioridades nas políticas públicas voltadas a este público.

De acordo com o IBGE, em se último Censo, dos mais de 22 mil habitantes de Goianinha, quase 2 mil possuíam idade acima dos 60 anos e portanto, considerado, idosos. Dos atendimentos pelo Creas, a pessoa idosa representou 25% e o número tem crescido com o passar dos anos. Os casos de negligência e abandono, apropriação indevida de benefício, violações e maus tratos da pessoa idosa são acompanhados pelo Creas e encaminhados ao Ministério Público.

“Nós que fazemos o município, temos a vontade de acertar e fazer com que a população idosa tenha uma vida melhor e mais saudável. Um dia para debater as ações e atitudes que viabilizem o cotidiano dos idosos”, comentou o prefeito.