A Prefeitura de Goianinha, através das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Ambiental e Urbanístico (SEDAU) e de Agricultura e Abastecimento (SEMAAB), iniciou nesta semana a captura de animais de médio e grande portes, encontrados nas vias urbanas do município (estradas vicinais, federais e estaduais). A ação, que teve apoio da Polícia Militar, faz parte da Campanha de Apreensão de Animais e obedece a Lei Municipal n° 744/2003.

A Campanha busca reduzir os índices de acidentes graves envolvendo animais nas estradas e preservar o patrimônio público. Nesta quarta-feira (19), foram capturados 12 animais equinos, que foram levados para um curral, sendo ofertados água e alimentação, além de tratamento, se houver necessidade. Os proprietários que tiverem seus animais apreendidos e queiram reavê-los, devem comparecer a SEDAU para receber as orientações cabíveis e protocolo de pagamento da multa.

Para o prefeito Berg Lisboa, a Campanha é, acima de tudo, uma forma de preservar a vida, tanto do motorista que trafega nas vias quanto dos animais que devem estar presos e seguros. “O principal objetivo da Campanha de Apreensão de Animais não é a punição aos proprietários desses animais, mas a sensibilização sobre a importância de ter seu animal preso, evitando que os mesmos se encontrem soltos em vias públicas urbanas, aumentando o risco de acidentes”, frisou.

As denúncias de animais soltos em vias urbanas e suburbanas podem ser feitas através do telefone (84) 9 9152-0121, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h.