Durante o dia de hoje (13), a Secretaria Municipal de Saúde juntamente com o Conselho Municipal de Saúde realizou a I Conferência Municipal de Saúde Mental abordando a temática: “A política de saúde mental como direito: Pela defesa do cuidado em liberdade rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

Com isso, na abertura, aconteceu uma apresentação com grupo da Escola Maestro Claudionor de Oliveira e mesa com representações da pasta.

Após esse momento, a psicóloga e atual conselheira do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMUD) – Prefeitura Municipal do Natal, Priscilla Del-Mar, dialogando sobre a importância de acolher com sensibilidade os munícipes que sofrem de transtornos em saúde mental. A profissional ainda abordou a necessidade dos trabalhadores da atenção psicossocial cuidarem de si em meio ao exercício.

Para mais, os participantes estiveram em eixos/grupos para viabilizarem, coletivamente, melhorias acerca das problemáticas abordadas durante o momento – contribuições que serão enviadas para a I Unidade Regional de Saúde Pública do RN (URSAP/RN).

Na conferência, marcaram presença também: a vice-prefeita, Helena Marques; a Secretária Gabriella Rocha; a Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ana Fernanda da Silva; a representante da I URSAP, Camila Matias; a Coordenadora da Atenção Básica, Glécia Guedes; além de representantes dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e demais servidores municipais.

Para a responsável pela pasta, Gabriella Rocha, a ação marca um importante momento em que o município de Goianinha tem buscado dialogar ações e estudar possibilidades para melhorar ainda mais os atendimentos psicológicos. “A Conferência representou essa nossa busca constante em oferecer um atendimento cada vez mais humano e acessível em saúde mental aos goianinhenses. Tenho certeza que muitos aprendizados foram adquiridos e este é apenas o começo”, afirmou a secretária.