Nos últimos anos nosso quantitativo de aprovações em instituições públicas e adesões em outras particulares tem sido crescente para cursos de graduação e técnicos, no entanto muitos desses alunos não possuem condições de arcar com os custos de transportes para os seus destinos.

Pensando nisso, a prefeitura ouvindo a classe estudantil tomou a decisão de regularizar a quantidade de ônibus por turno a fim de contemplar os alunos de todas as instituições. Antes disso, havia inconstância dos transportes e quadro móvel de rotas – colocando em risco a agenda acadêmica de alguns jovens.

Fonte: ASSECOM

Segundo a SEMEEL – Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, no ano de 2019, por exemplo, Goianinha investiu cerca de R$774 mil advindos de recursos próprios para mudar essa realidade, instituindo quadro que continha fixamente dois ônibus no turno matutino, dois no turno vespertino e quatro no turno noturno. Todos esses veículos foram indicados para contemplar aproximadamente 631 estudantes, sendo 341 para ensino técnico e 290 para ensino superior neste mesmo ano citado.

De acordo com Antônio Nunes, ex-aluno de curso técnico e atualmente graduando em Saúde Coletiva na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, as melhorias são claras, inclusive pela frequência que se consegue ter nas aulas, em comparação com anos anteriores. “Eu utilizo o transporte desde 2014, é um benefício muito grande para mim, auxiliou bastante tanto meu período em ensino médio, como na faculdade que eu já estou concluindo”, afirmou.