A iniciativa faz parte da implementação do programa Cidade Empreendedora no município

Na manhã de hoje (16), a Prefeitura de Goianinha e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) inauguraram a Sala do Empreendedor, com o objetivo de facilitar o dia a dia do empreendedor e promover o desenvolvimento do município.

A implantação da Sala do Empreendedor é uma das soluções básicas propostas pelo Cidade Empreendedora – programa do Sebrae que visa direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico dos municípios. Em Goianinha, a adesão ao programa aconteceu no ano passado, com a criação e a aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Com a iniciativa, a Prefeitura de Goianinha pretende auxiliar os pequenos empresários, tirando-os da informalidade para que tenham acesso a benefícios como empréstimos, capacitação e consultoria.

Vale lembrar que a formalização de MEI e de ME resulta em benefícios para além da figura do empreendedor, como é o caso da geração de empregos. No ano passado, conforme informações da Agência Brasil, 73% do total de empregos gerados no país concentravam-se nos pequenos negócios, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

A expectativa é que, com a atuação da Sala do Empreendedor, o município de Goianinha chegue ao número de 1.700 empreendimentos formalizados e ativos ainda este ano, considerando que, em 2022, a cidade contava com uma média de 1.400 empresas abertas, sendo 916 microempreendedores individuais (MEI) e 460 microempresas (ME).

Além da prefeita Nira Galvão e da vice-prefeita Helena Marques, estiveram prestigiando a solenidade: o gerente do Sebrae/RN na Região Agreste, Leonel Pontes, acompanhado da equipe técnica; o secretariado municipal, vereadores, servidores e empreendedores goianinhenses

A Sala do Empreendedor funciona na sede da Secretaria Municipal de Tributação, situada na Rua Manoel Félix de Lima, nº 23, Centro. Dentre os serviços ofertados – todos de forma gratuita – estarão o atendimento para formalização de microempreendedores individuais e de microempresas, a emissão de certificados e de declarações, além de informações para concessão de créditos e empréstimos.