Nesta semana, a Prefeitura de Goianinha celebrou convênio com o Governo Federal, de quase R$ 300 mil, objetivando a Implantação e Desenvolvimento do Programa “Segundo Tempo – Padrão” (PST), no município de Goianinha. O Programa possibilitará a criação de 02 núcleos, sendo 01 Indígena, na Comunidade do Catu, e 01 Urbano, que será sediado no Complexo Pachecão. Inicialmente, cerca de 200 crianças e adolescentes, matriculados em na Rede Municipal de Ensino, e que se encontram em situação de vulnerabilidade social, devem ser atendidos.

O projeto tem por objetivo promover e democratizar o conhecimento das práticas culturais do esporte educacional de qualidade, de maneira interativa e inclusiva, criando o entrelaçamento das práticas local e regional, mudando o quadro atual de vulnerabilidade social. As atividades serão desenvolvidas em condições adequadas através de aulas práticas e teóricas, com profissionais qualificados, espaços e materiais propícios, para usufruir das atividades de vôlei, basquete, handebol, futebol, futsal, futevôlei, karatê, capoeira, slackline, corridas e jogos e brincadeiras indígenas.

Os recursos foram captados pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SEMECEL), por meio de Proposta Voluntária sobre o Edital de Chamamento Público nº 01/2017, com resultado publicado no DOU em 23 de agosto de 2017, onde o projeto do município de Goianinha a nível estadual obteve classificação de 2º lugar.