Pensando em garantir a segurança dos munícipes, no cenário de alta propagação mundial do Coronavírus, a Prefeitura de Goianinha adota políticas de enfrentamento ao covid-19 no município.

Seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde de evitar aglomerações e em conformidade aos decretos estaduais, a gestão anunciou a suspensão temporária das aulas da rede municipal, do atendimento externo no Centro Administrativo, do transporte escolar nos âmbitos municipal, estadual e intermunicipal, do atendimento do grupo do NASF nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), além dos programas e projetos oferecidos pelas secretarias, com ênfase nos que os idosos são público-alvo.

Outra importante medida tomada pela Administração foi o cancelamento da tradicional Festa da Padroeira, popularmente conhecida como “Festa de Abril”, a fim de que o orçamento que seria investido nela possa ser redirecionado para a capacitação da Saúde, preparando-se para eventuais casos de coronavírus no município.

Fonte: Assecom

Para mais, a Secretaria Municipal de Saúde juntamente aos seus profissionais elaboraram novos protocolos a serem seguidos nas UBS e no hospital da cidade, preocupando-se em oferecer mais segurança ao povo goianinhense. Durante o período de disseminação do vírus, ambos funcionarão com processo de triagem e emergência, atendendo apenas os munícipes com sintomas graves da doença ou urgência médica. 

Por fim, o Poder Executivo tem buscado informar a população por meio de campanhas midiáticas através de suas redes sociais com médicos e especialistas, veiculado spots nos bairros mais distantes do centro na tentativa de conscientização do povo goianinhense, assim como também promovido a abordagem pessoal-explicativa dos cidadãos nas ruas, realizada por técnicos da saúde. Todos os esforços continuam voltados ao bem-estar de Goianinha e à recuperação do município em meio a esta ameaça global.