Na manhã desta terça-feira (02), foi realizada a primeira reunião ordinária da Comissão de Gerenciamento da Pandemia. O encontro realizado na Casa de Cultura objetivou discutir, argumentar e planejar ações de enfrentamento à Covid-19 em um possível retorno das aulas presenciais da Rede Municipal de Ensino.

A respectiva Comissão, em sua totalidade, é formada por representantes da Secretaria de Educação e de sua equipe técnica, da Secretaria de Saúde, da Vigilância Sanitária, do programa Saúde nas Escolas (PSE), do Núcleo de Ação em Saúde da Família (NASF), da Secretaria de Assistência Social, da Secretaria de Transportes, da Secretaria de Administração, do Conselho Tutelar, das Procuradoria e Controladoria Municipais, além do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do estado, da Rede Estadual e da Rede Privada de Educação, dos pais e do Conselho Municipal de Educação.

Na ocasião, os membros além de apresentarem um panorama atualizado do ensino em Goianinha, também debateram protocolos de segurança para a volta às aulas presenciais que contemplem a obrigatoriedade do distanciamento social e do uso de máscaras de proteção, da higienização dos ambientes escolares e dos transportes municipais, além de treinamentos destinados aos professores nesse retorno às atividades.

A estimativa é que, de acordo com o planejamento pedagógico, as aulas retornem ainda em março – e se o ensino presencial for aprovado, acontecerá, a princípio, de forma híbrida – sendo parcialmente remoto.

A prefeita Nira Galvão esteve presente e pontuou que esta força-tarefa só terá sucesso se for uma iniciativa coletiva. “É necessário um trabalho massivo de sensibilização sobre os riscos de contaminação e como preveni-la. Logo, a gente só vence se todo mundo se ajudar”, afirmou a gestora.

Por fim, as reuniões continuarão sendo realizadas e um documento será formulado com informações importantes referentes ao contexto escolar e iniciativas adotadas pelo município a fim de ter um possível retorno das aulas – presenciais ou não, com o máximo de tranquilidade e bem-estar por parte dos alunados e demais componentes da comunidade estudantil.