O prefeito Berg Lisboa se reuniu, na manhã desta quinta-feira (16), com representantes da classe estudantil, usuários do transporte universitário e técnico. A reunião aconteceu no auditório da Casa de Cultura Popular e teve como objetivo tratar de assuntos relacionados ao transporte oferecido pela Prefeitura, que faz a rota Natal e Canguaretama. O momento também serviu para ouvir as reivindicações e tirar dúvidas dos estudantes. Também estiveram presentes, a secretária de Educação, Helaine Lisboa, o secretário interino de Transportes e Trânsito, Alessandro Gaspar e o chefe de gabinete, Renato Lisboa.

Na ocasião, o prefeito Berg expôs as dificuldades financeiras enfrentadas pela prefeitura, tendo em vista que o município não recebe repasses federais ou estaduais para arcar com os custos de transporte para o nível superior, bem como o andamento do processo licitatório para contratação da frota terceirizada que presta o serviço. Berg também ouviu atentamente as reivindicações e sugestões de cada estudante. “Estamos aqui para ouvir vocês e tentarmos solucionar o problema, mas diante das dificuldades teremos que definir critérios para que possamos continuar oferecendo o serviço aos alunos do município”, disse.

No ano passado, a Prefeitura atendeu 679 estudantes dos níveis superior e técnico, disponibilizando 12 ônibus, sendo oito para Natal e três pra o IFRN Canguaretama (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte), diariamente, e um para São José de Mipibú, aos finais de semana, gerando um investimento mensal de mais de R$ 60 mil com transporte terceirizado, além dos custos com abastecimento e manutenção da frota municipal. Atualmente, o município disponibiliza, aos alunos que já tiveram as aulas iniciadas, um ônibus da frota própria para o matutino e outro para o noturno. Os estudantes do vespertino estão se deslocando em um ônibus particular, arcando com parte do custo e a Prefeitura com o restante.