Goianinha começou a operar o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) no mês de junho. O SAD é um programa do Ministério da Saúde que se caracteriza por oferecer cuidados realizados na atenção básica àqueles pacientes que se enquadrem nas modalidades estabelecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O serviço é composto por uma equipe de multiprofissionais, formada por médico, fisioterapeuta e enfermeiro que são responsáveis por oferecer a atenção domiciliar em ações de prevenção, promoção à saúde e tratamento de doenças, por exemplo.
Na esfera do SUS, existem três níveis de atenção domiciliar, sendo a frequência de cuidado e a impossibilidade física do paciente determinantes para atuação do SAD. Usuários com problemas de saúde, como enfermidades crônicas, agudas que necessitam de cuidados especiais e acompanhamento semanal e, ainda que possuam dificuldades de locomoção, são os pacientes elegíveis para receberem a equipe do SAD em suas residências.
Para a secretária de Saúde do município, Rusivete Lisboa, o serviço é mais uma ação em prol da atenção domiciliar. “Além das equipes de saúde da família, o SAD vem somar esforços para atender aqueles usuários com problemas de mobilidade e enfermos. Nosso objetivo é levar saúde a quem precisa”, enfatizou Rusivete.
A equipe do SAD conta com veículo exclusivo para dar suporte ao serviço. Além dele, a Prefeitura fez a entrega no final de junho de cinco novos veículos para a Saúde, incluindo uma ambulância, uma L-200, dois automóveis do tipo Gol e um microônibus, investimento de cerca de R$ 700 mil.