O Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde divulgou na última quinta-feira (06), a primeira lista das equipes certificadas no terceiro ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). Nesta lista, todas as equipes de Atenção Básica e Saúde Bucal de Goianinha foram homologadas. De acordo com a Portaria Ministerial nº 2.777, de 04 de setembro de 2018, 10 equipes obtiveram a classificação ÓTIMA e duas alcançaram desempenho MUITO BOM, gerando uma média final de 9,83.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Rusivete Lisboa, “a conquista é fruto da contribuição de todos os servidores que se empenharam para melhorar o acesso e a qualidade do atendimento a sociedade goianinhense. E resulta também dos esforços realizados pela administração municipal”. O processo de certificação das equipes é constituído por três dimensões: utilização de instrumentos autoavaliativos; monitoramento dos indicadores de saúde; e padrões de qualidade verificados por avaliadores externos.

O principal objetivo do PMAQ é incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde ofertados à população. O programa eleva os valores do incentivo federal transferidos para os municípios participantes que obtiverem melhora no padrão de qualidade no atendimento. Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) receberão certificação na segunda lista, com divulgação prevista para o mês de dezembro deste ano.