A Prefeitura de Goianinha, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Academia de Robótica iniciou hoje (03) as aulas de robótica com os alunos do sexto ano da rede municipal. Com a iniciativa, os estudantes estão sendo introduzidos às teorias da Robótica Educacional – nova ferramenta pedagógica que expressa o uso de novas tecnologias na educação.

A instituição convidada é composta por profissionais capacitados para ministrar aulas com kits de robôs e outros recursos digitais. Para além disso, a ação possui cunho interdisciplinar – dialogando os saberes das disciplinas do currículo tradicional (Linguagens e Matemática) com os conhecimentos da Robótica Educacional (Mecânica, Eletrônica, Design, Programação e Sustentabilidade).

Dessa forma, no final do semestre letivo, as turmas que participaram dos encontros apresentarão projetos finais demonstrando os seus conhecimentos em tecnologias e habilidades do século XXI – como trabalho em equipe, criatividade, inovação, solução de problemas e pensamento crítico. Por fim, neste ano, estão sendo contempladas as Escolas Municipais Professora Nazaré Duarte, Maria do Céu e Hélio Galvão.

Para a prefeita Nira Galvão, a iniciativa é uma forma de ampliar os horizontes dos adolescentes do município, apresentando técnicas didáticas e modernas para a sua formação pedagógica. “Eu realmente fico honrada de presenciar este avanço na educação goianinhense; ver os nossos meninos e nossas meninas inspirados pela tecnologia e sedentos pelo conhecimento e que esse seja só o começo de muita transformação em Goianinha”, compartilhou a gestora.