Nesta quinta-feira (05), o município de Goianinha sediou o encontro do Consórcio Público Intermunicipal do Rio Grande do Norte (COPIRN), que teve como objetivo discutir a viabilidade da implantação da usina do sistema de triagem, tratamento e gestão de resíduos sólidos, em Goianinha, que atenderá os municípios da região Agreste e Litoral Sul. O encontro contou com a presença da prefeita Nira Galvão – como anfitriã; de representantes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e de gestores e secretários municipais de toda região.

Durante a oportunidade, foi apresentada a proposta do projeto estrutural da usina, bem como a de formalização do Consórcio entre os municípios, visto que cada cidade deverá arcar com os investimentos financeiros em coleta, transporte, descarte e gerenciamento dos resíduos sólidos, gerados dentro de suas áreas territoriais. Os detalhes da parceria foram tratados entre os presentes, através de um amplo debate. Com isso, os municípios terão 30 dias para aderir ao projeto.

Para mais, a usina pode trazer significativas melhorias sanitárias, ambientais, sociais e econômicas para Goianinha e para a região, tendo em vista que os lixões são uma forma inadequada de descarte e acondicionamento de resíduos sólidos, já que os dejetos não passam por nenhum tipo de tratamento antes de serem descartados no meio ambiente, o que pode acarretar sérios problemas à saúde pública.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a erradicação dos lixões deveria acontecer até 2014 nos municípios do Brasil, porém, esse prazo se estendeu para 2024, com a nova Política Nacional de Saneamento Básico, instituída em 2010.