Neste mês, o município de Goianinha iniciou as atividades do programa Minha Escola Nota 10 – iniciativa intersetorial do Governo do Estado, através das Secretarias de Saúde (Sesap) e da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) com o intuito de reforçar a imunização das crianças e adolescentes em todo Rio Grande do Norte.

Logo, instituições de ensino das redes municipal, estadual e particular receberam técnicos da Secretaria Municipal de Saúde a fim de atualizarem seu quadro vacinal, assim como receberem informações a respeito da importância das vacinas no seu crescimento.

Dessa forma, entre os imunizantes que o programa visa distribuir estão as vacinas do calendário infantil em idade escolar, tais como os reforços da DTP (difteria, tétano e coqueluche) e poliomielite, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), influenza, febre amarela, HPV, hepatite e covid-19.

Atualmente o Minha Escola Nota 10 está pausado por decorrência do recesso escolar, no entanto, com a volta às aulas no próximo dia 07 de julho, suas atividades também retornarão.

Para a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Virgiliana Freire, o programa representa uma forma das pastas municipais atualizarem as cadernetas de vacinação das crianças e adolescentes, além de praticarem a conscientização para adotarem a imunização enquanto um hábito. “Durante toda a pandemia de COVID-19 lidamos com agravamentos de casos por decorrência da ausência da vacinação. Por meio dessa ação, a nossa meta é impedir que isso se repita com a COVID ou quaisquer outras enfermidades, principalmente relacionando ao contexto escolar”, afirmou a técnica.