Na manhã da terça-feira (28) foi dado um importante passo para a extinção do aterro sanitário de Goianinha, localizado na região Agreste do estado. O prefeito da cidade, Berg Lisboa e os procuradores do município Alcicleia Oliveira e Leonardo Ximenes assinaram o termo de cooperação entre as partes, com o promotor do Ministério Público Estadual (MPE) da Comarca de Goianinha, Daniel Fernandes, que estabelece o prazo de seis meses para a desativação do espaço.

Há décadas, o popularmente conhecido lixão recebe todos os resíduos produzidos pelo município. De acordo com estimativas da empresa que faz a limpeza da cidade, cerca de mil toneladas de lixo, com exceção de entulhos e podas, são produzidas por mês e encaminhadas ao aterro da cidade.

As tratativas para fazer parte desta iniciativa intitulada pelo MPE de “Lixo Negociado” começaram em meados de outubro do ano passado e culminaram com a assinatura do termo que além de apontar caminhos para a retirada do lixo também tem o compromisso de capacitar os catadores de lixo junto a Secretaria de Assistência Social. O acordo ainda contempla a adesão ao programa de recuperação da área degradada, fruto de parceria com o Idema.

Para o prefeito Berg Lisboa, a cidade de Goianinha terá ganhos imensuráveis com o término do lixão: “Há tempos que conversamos com o MP para firmar esta parceria e encontrar um meio legal para acabar com este problema. Saio feliz desta reunião que vai trazer benefícios para o nosso povo, nos âmbitos de saúde, meio ambiente e social”, comentou o prefeito.