Completando 90 anos de emancipação política nesta sexta-feira (09), a cidade de Goianinha apagou as velinhas no fim da tarde da quinta-feira (08), com parabéns em praça pública. Embelezando a festa, um Cortejo Cultural composto por diversos grupos percorreu as principais ruas da cidade, encerrando na Praça da Matriz, onde o público e as autoridades presentes, entre elas o prefeito Berg Lisboa, assistiram à diversas apresentações.

Dentre as atrações estiveram a apresentação do grupo de flautas da escola de música Maestro Claudionor de Oliveira e do grupo de Maculelê, além da encenação do grupo de teatro Synthesis, com peça que retrata a história de Goianinha, incluindo a participação do artista goianinhense Jurandir Alves. Durante todo o evento, alunos da escola estadual João Tibúrcio realizaram pinturas em tela de obras que remetem à cultura da cidade. Ao final, um bolo foi servido a todos os presentes.

Já nesta sexta-feira (09), nas primeiras horas da manhã, a banda marcial da escola municipal Maria do Céu realizou apresentação durante alvorada festiva, que deu boas vindas à nova idade do município. O evento matinal foi encerrado com a execução do Hino Nacional e hasteamento das bandeiras do País, Estado e Município, contando com a participação do prefeito Berg Lisboa e da secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Helaine Lisboa.

A Semana de Emancipação Política de Goianinha (90 anos) aconteceu de 05 a 09 se novembro, sendo composta por extensa programação, voltada à valorização da cultura e do povo goianinhense.