Como forma de alinhar o conhecimento de diretores das escolas e creches de Goianinha sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), referente à formação de professores, à avaliação, à elaboração de conteúdos educacionais e aos critérios para a oferta de infraestrutura adequada para o pleno desenvolvimento da educação, a Secretaria Municipal de Educação promoveu uma palestra na manhã desta quarta-feira (03), na Casa de Cultura Popular Palácio Antônio Bento.

O palestrante Prof. Dr. Élsio José Corá, que trabalhou no MEC – Ministério da Educação – e é atuante na temática de formação de professores, educação integral e BNCC, falou sobre as principais mudanças entre a 3ª e a 2ª versão do documento. A primeira versão foi elaborada em setembro de 2015, recebendo milhões de contribuições quando foi posta em consulta pública. Em 2016 saiu a segunda versão. Para a secretária de educação Helaine Lisboa, a terceira versão vem pra melhorar ainda mais a qualidade do ensino e, apesar de ser uma referência comum obrigatória para todas as escolas de educação básica, é um documento que respeita a autonomia dos municípios e das escolas, podendo ser contextualizado e adaptado aos projetos pedagógicos já implantados.

Sobre a BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. A BNCC soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.