Dados os casos notificados no ano passado de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti – dengue e febre chikungunya – no bairro Batalha, a Secretaria Municipal de Saúde, através da equipe Estratégia Saúde da Família (ESF) 02, realizou um mutirão de combate ao mosquito, na terça-feira (08).

A atividade contou com orientações informativas casa a casa, feitas pelos agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, com entrega de folhetos e explicação das formas de evitar a formação de criadouros do vetor. A equipe, com apoio da terceirizada PJ Construtora, também fez mobilização com a população no sentido de que os moradores os ajudassem na limpeza de criadouros, principalmente do lixo descartado de forma inadequada nas vias públicas. Os estabelecimentos comerciais também receberam a visita da equipe, uma vez que eles possuem acúmulo de objetos que podem se tornar criadouros do Aedes aegypti.

A enfermeira da equipe 02, Maria Betânia Dantas, explicou que este ano não foram recebidas notificações de casos de adoecimento com sintomas e sinais relativos à dengue na mesma proporção dos anos anteriores. “Isso pode estar relacionado ao fato de que as pessoas já tiveram contato com o subtipo da doença e então não estão adoecendo, mas não significa que os casos não existam. Encontramos muitos focos do mosquito e com ações como esta estaremos diminuindo o risco de agravos à saúde”, enfatizou.