Como forma de preservar a cultura e tradição da Capoeira no município, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) promoveu, no começo de agosto, uma tarde de comemoração e homenagens ao Dia do Capoeirista, com música, dança e muita capoeira de grupos locais e de cidades vizinhas, às margens da Lagoa da Cangaíba.

A data comemorativa foi oficializada no dia 03 de agosto apenas no estado de São Paulo, no entanto passou a ser adotada no restante do país. Em Goianinha, o grande representante desta dança e luta é o grupo de capoeira Lua-Arte, conduzido pelo contra-mestre King.

Durante o evento, que contou com a participação da titular da pasta, Helaine Lisboa, de professores e alunos da rede municipal de ensino, o grupo Herdeiros de Zumbi (Sibaúma-RN) trouxe aos presentes a dança típica do estado, Coco de Zambê – de canto improvisado e ritmada por tambores -, e fez muita gente entrar na roda. Uma oficina sobre Maculelê foi realizada em meio à Praça Ecológica, em que foi possível conhecer as origens da dança e ainda assistir a uma demonstração. Para encerrar, os integrantes dos diversos grupos presentes jogaram capoeira até o cair da noite.