A XVII Semana de Arte e Cultura foi aberta oficialmente com os tradicionais desfiles cívicos nas zonas rural e urbana do município. Esta edição trouxe o tema: “Novas Culturas, Novos Saberes” e promoveu o debate sobre como as tecnologias têm ajudado a desenvolver a educação no país e, de como a internet eliminou as distâncias e interligou conhecimentos.

No dia 12, o Miranda, na zona rural, recebeu o desfile cívico. Cerca de mil alunos e mais de 80 professores, de seis instituições, levaram suas produções e subtemas para a rua. Já na zona urbana, o desfile recebeu aproximadamente 8 mil estudantes, de 34 entidades públicas e particulares e diversos grupos culturais, totalizando cerca de 10 mil pessoas.

A parada estudantil da zona urbana ocorreu na Avenida Rudson Lisboa e contou com a participação do prefeito Berg Lisboa, do secretário de Educação, Gasteliano Fernandes, da secretária de Cultura, Helaine Lisboa, da titular da Assistência Social, Lucicleide Barros e do secretário de Agricultura, Aldemir Monteiro, de vereadores e diversas autoridades do município.

A cada começo e término de desfile, havia o hasteamento e arriamento das bandeiras do Brasil, estado e município, como parte da tradição. O prefeito Berg Lisboa enalteceu o envolvimento da comunidade educacional: “Desde de quando fui secretário de Educação, a Semana de Arte e Cultura sempre contou com minha atenção especial, por isso, sei de sua importância perante às escolas, mas também da população que aguarda e se programa para acompanhar as programações”, justificou o prefeito.