Hoje (26), a Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) e em parceria com a Assistência Social promoveu um encontro sobre o Agosto Dourado – mês de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

A iniciativa foi destinada ao Grupo de Mulheres e de Gestantes, acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), além de mães do Programa Criança Feliz, para tratar da importância da amamentação para o pós-parto e a saúde do bebê, como também o fortalecimento do vínculo entre mãe e filho.

Durante a iniciativa, a nutricionista do NASF, Sammyra de Paula apresentou a importância do alimento em relação a sua composição nutricional, sendo assim, essencial para o bebê, além de destacar os benefícios, como é o caso da presença de anticorpos necessários para a primeira fase de vida e a desmistificação de diversos mitos sobre o tema.

Além disso, Sammyra destacou os benefícios no caso da genitora, visto que, o ato do aleitamento acelera a involução uterina, previne a hemorragia após o parto, além de diminuir a incidência de câncer de mama e outras doenças mamárias.

Dando continuidade à explanação da temática, a fonoaudióloga do NASF, Nathália Pessanha apresentou os benefícios da sucção do leite materno para o bebê como um fator estimulante muscular, contribuindo para o desenvolvimento da fala, respiração e deglutição.

Vale destacar ainda que a equipe do Criança Feliz realizou o acolhimento das crianças para que as mães participassem ativamente da ação.

Por fim, além da temática da amamentação, as profissionais destacaram pontos importantes sobre o nascimento do bebê, como os principais exames que devem ser realizados, como o teste do pezinho, olhinho e do coração e apresentaram ainda, a técnica de massagem Shantala que ajuda a acalmar, melhorar o sono e até aliviar as cólicas dos bebês.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Fonte: Assessoria de Comunicação
Fonte: Assessoria de Comunicação
Fonte: Assessoria de Comunicação
Fonte: Assessoria de Comunicação
Fonte: Assessoria de Comunicação