Nas últimas semanas, muito tem se falado na imprensa sobre os inúmeros casos de contaminados pelo novo coronavírus (COVID-19) e a necessidade da população brasileira em redobrar os cuidados básicos com a limpeza das mãos e de tudo que se possa tocar. O alerta se dá pela facilidade que o vírus tem de se espalhar, partindo de um vetor de contaminação; e com os alimentos não é diferente. 

Sejam frutas, verduras, folhas ou os já embalados, todos os produtos alimentícios precisam ser higienizados antes do consumo – a razão disso é que alimentos e embalagens estão expostos à contato externo de outras pessoas e isso pode representar uma nova forma de contágio do COVID-19 e de outros vírus e bactérias. Sabendo disso, os profissionais da saúde recomendam a limpeza imediata ao chegar em casa de toda mercadoria adquirida em ambientes externos, tais como feiras, mercados, quitandas, entre outros.

De acordo com a Nutricionista Jéssica Tarquino, uma das Responsáveis Técnicas do Programa Nacional de Alimentação Escolar de Goianinha, o ideal é que a higienização aconteça por meio da imersão dos orgânicos em solução clorada, composta por água e cloro (hipoclorito de sódio ou água sanitária 2% à 2,5%). Para tal, faz-se necessária uma limpeza prévia em água corrente para retirada de todo excesso de sujeiras e só depois o repouso das frutas, folhas e verduras na mistura citada – medindo 2 colheres de sopa do agente químico para cada litro de água, durante quinze minutos. Após o tempo determinado, a técnica recomenda ainda lavar os produtos novamente e secá-los com papéis toalha.

Para os embalados, a instrução é de usar a mesma solução química, com o auxílio de um pano limpo e lavado, para esterilizar toda a superfície externa do produto – incluindo aberturas, fendas e dobras. Depois desse processo, deixar os alimentos em local reservado para evitar demais contaminações. A profissional da saúde desaconselha ainda o uso de alvejantes (com aroma); segundo ela, se for utilizar água sanitária, é importante conferir o rótulo para confirmar apenas a presença da água e do cloro.

No caso das carnes e frios que irão naturalmente para o fogo, a instrução é mais simples: ao chegar em casa, prepará-los e direcioná-los ao congelamento; quando for cozinhar, basta retirar do congelador e deixar o descongelamento acontecer dentro da própria geladeira – dessa forma a proliferação de microorganismos é menor. Em seguida, pode-se levar diretamente ao cozimento para, assim, eliminar por completo qualquer risco de contaminação.

Por fim, a nutrição neste momento se mostra como uma grande aliada no processo de autocuidado e prevenção da população ao novo coronavírus, no entanto, é importante salientar que a higienização dos alimentos é mais um dos métodos preventivos, não anulando os demais cuidados básicos, como a limpeza das mãos e o distanciamento social.