Na última segunda-feira (07), a secretária de Saúde, Valéria Teixeira, recepcionou representantes do Conselho Municipal de Saúde que promoveu uma série de visitas aos equipamentos públicos de saúde, como Unidades Básicas de Saúde e hospital. A inspeção teve como objetivo promover o controle social do funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), atividade frequente ao qual se destina o Conselho. 

A comitiva esteve presente nas UBS de Lagoa do Poço, Itaperubu e Novo Paraíso e ainda no hospital do município. Nas UBS, os membros avaliaram as condições destas localidades que receberam melhorias estruturais, nas partes elétrica e hidráulica, assim como foi equipada com itens de mobiliário, fogão, geladeira, microondas, autoclaves, nebulizadores, macas ginecológicas, purificadores de água, televisores e balanças (infantil, adulto e para casos de obesidade). 

Participaram da vistoria a presidente do Conselho, Ana Fernanda Farias, o vice-presidente, Marcos Antônio Régis e a conselheira Edilene Felix. Para a presidente, a inspeção mostrou que a saúde da cidade está bem estruturada. “Vimos tudo organizado e equipado nas UBS e no hospital, a gestão está de parabéns”, pontuou a presidente.

Sobre o Conselho Municipal de Saúde:

O Conselho é formado por trabalhadores da saúde, gestão e usuários, sendo esta a maior representação. Cabe ao Conselho fiscalizar e fazer o controle da rede municipal de saúde.