A Comunidade Indígena do Catu está promovendo durante todo o dia de hoje (01), a tradicional Festa da Batata. Festejo esse que teve início em comemoração ao Dia de Todos os Santos e hoje carrega o simbolismo da resistência indígena e a valorização dos produtos produzidos pela comunidade, como a batata doce que nomeia o evento.

A programação da manhã da 19º edição da festa teve início com uma maratona de 5 km e premiação para os três primeiros lugares, tendo o corredor Rubenilson Silva, ganhado o primeiro lugar. As premiações somam o valor de R$ 600,00 reais, além de medalhas para os participantes.

Dando continuidade ao cronograma, uma trilha foi realizada com banho no rio, pintura com urucum e imersão no espaço de ocas. Os espectadores puderam ainda, contemplar a exposição de artesanatos e comidas produzidas através da batata, como: bolo, dindin, pudim, entre outros.

Finalizando a manhã, o Cacique Luiz Catu realizou uma palestra sobre a resistência indígena e bate-papo com sobre o etnodesenvolvimento para os povos indígenas com as representantes do setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Paula Mangabeira e Marília Cavalcanti, além do secretário municipal de Agricultura, Heriberto Gonçalves.

O evento contou com a visitação dos alunos da Escola Estadual Rosa Pignataro de Nova Cruz, além de alunos da rede municipal de ensino e moradores das comunidades vizinhas. Durante a tarde, após o almoço no espaço Potiguara Katu, a programação se estende com competições, concursos de culinária com a batata doce, além de leilão e finaliza com música ao vivo.