Ontem (12), foi realizada mais uma edição da feira livre no município, resultado de acordo entre Prefeitura e feirantes. A ação aconteceu entre às 5h e 11h e contou com a participação da Polícia Civil, Secretaria de Agricultura e de técnicos de saúde do município. As medidas preventivas correspondem aos cuidados necessários para se evitar a propagação do novo coronavírus, o COVID-19.

Para participarem da iniciativa, a gestão promoveu o cadastramento prévio de todos os comerciantes envolvidos e destinou o espaço, prioritariamente, para gêneros alimentícios – tais como legumes, frutas e carnes. Ao todo, a feira reuniu 150 feirantes locais e 30 de cidades vizinhas que, tradicionalmente, participam da atividade popular.

Sabendo disso, a fim de evitar os riscos de contágio, além da limitação de feirantes e dos tipos de produtos, houve o fechamento da vias principais do Centro, o controle do fluxo dos munícipes no espaço e foram instalados contêineres para lavagem das mãos. Além disso, as bancas funcionaram com uma distância de 2 metros, os técnicos da saúde estavam fazendo abordagens pessoais para conscientização e para tirarem as dúvidas da população acerca do coronavírus e os seus métodos preventivos básicos.

Para mais, no Mercado Público também foram adotadas medidas para a proteção dos vendedores e dos demais frequentadores, como o controle e a aplicação de álcool 70% nas mãos de quem chegava e saía, além da presença da Polícia Civil para garantir a segurança de todos.

O cadastro dos feirantes locais aconteceu entre os dias 1 e 3 de abril, enquanto os externos foram realizados enquanto as 30 estavam sendo preenchidas, ambos na secretaria de agricultura.