O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) é um importante instrumento na assistência de pessoas com transtornos mentais ao longo da vida. Em Goianinha, o Caps Ana Soares de Lima possui uma equipe de profissionais específicos para bem receber esses pacientes. Para manter toda a estrutura, a Prefeitura contribui com cerca de 60% de contrapartida, valor utilizado para garantir alimentação, equipe de apoio, medicamentos e transporte.

“A Prefeitura garante a ida e vinda dos pacientes que utilizam o Caps, indo buscá-los em suas residências porque existe uma preocupação e atenção especial com os pacientes que possuem transtornos mentais no município. Goianinha é uma das poucas cidades do Rio Grande do Norte a oferecerem esse serviço com tamanha presteza”, destacou a secretária da Saúde, Rusivete Lisboa.

No serviço, são realizadas oficinas, encontro com grupos terapêuticos e também é possível a consulta com psiquiatra. O Caps está em novo espaço, localizado entre as Ruas Maria José Barbosa Cortez e Coronel Manoel Otoni (“Rua da Parada”). A unidade recebe em média 50 usuários por dia e funciona com demanda aberta, em que não é necessário fazer agendamento prévio.