As barreiras sanitárias fazem parte do plano estratégico da Secretaria Municipal de Saúde para identificar possíveis casos da Covid19 bem como o trabalho educativo, de orientar os passantes a respeito do novo coronavírus. A aferição da temperatura e uma pequena entrevista com motoristas e pedestres estão incluídas na rotina dos “Agentes Covid” e bombeiros civis espelhados por 4 localidades: Centro, nas proximidades da sede da Prefeitura, Rio da Ponte, Catu e Miranda. 

A iniciativa passou a funcionar nos primeiros meses de instalada a pandemia no município. Mais de 100 mil passageiros foram abordados. A entrevista detecta se o passageiro teve algum sintoma nos últimos dias e se teve contato com algum paciente com diagnóstico positivo da doença. 

As barreiras funcionam de segunda a sexta, das 07h às 17h (Centro, Rio da Ponte e Miranda) e das 08h às 14h no Catu. Ao longo dos meses, a abordagem foi realizada em mais de 60 mil carros, inclusive nos automóveis de outros municípios. 

O prefeito Berg Lisboa destaca que Goianinha é uma das poucas cidades da região a permanecer com as barreiras. “Entendemos e valorizamos o trabalho nas barreiras por entender o seu importante papel educativo perante a população de Goianinha e aos municípios passantes”, comentou. 

Agentes Covid aferem temperatura