Quebrando paradigmas, a equipe feminina de basquete da rede pública de ensino de Goianinha vai representar o Rio Grande do Norte nos Jogos Escolas Brasileiros (JEBs), em Brasília. A competição vai acontecer de 26 de outubro a 2 de novembro na capital federal, onde vai reunir as melhores equipes dos 26 estados e o Distrito Federal. Nesta segunda-feira (26), a prefeitura reuniu as meninas para entregar os uniformes e fazer as últimas orientações sobre a viagem. 

“Nós conseguimos vencer escolas tradicionais, particulares, do Estado. Estamos fazendo história com meninas da rede pública de educação, do interior, se destacando e indo representar o Rio Grande do Norte numa competição nacional e na modalidade como o basquete. E não posso deixar de registrar que isso só tá sendo possível porque no dia a dia temos apoio da gestão municipal. Desde que a prefeita Nira assumiu, temos tido incentivos; antes, nem bola conseguíamos. Por isso é tão importante o Poder Público investir no esporte” destacou o treinador  Alisson Henrique.

Alisson também é ex-atleta do atletismo e coordenador do projeto social Fênix que nasceu em 2017 e, hoje, ensina e treina basquete para quase 100 alunos, entre meninos e meninas, de 8 a 16 anos. “Muitos alunos do nosso projeto já foram convidados para outras equipes e até competições, como o Sport Club Recife. Mas essa é a primeira vez que conseguimos colocar nosso time municipal em uma competição nacional tão respeita como o JEB”, enfatizou.

“Sei a importância do esporte na vida dos jovens e de suas famílias, por isso nossa gestão tem abraçado o esporte, criando secretaria exclusiva para trabalhar várias modalidades e incentivar nossa população à prática esportiva. E o resultado está aqui: nossas meninas fazendo história e indo representar nosso estado na competição nacional de jogos escolares. Isso só me motiva a trabalhar mais e apoiar ainda mais os nossos atletas”, disse Nira Galvão completando: “Não se sintam na obrigação de trazer troféu. Só peço que vocês continuem dando o melhor, trabalhando em equipe, porque ninguém faz nada sozinho. Vocês podem tudo”. 

Maria Piedade é mãe da atleta Laura Íris, 13 anos, e disse que a filha está no time há um ano e que isso já mudou a vida da filha e da família. “Hoje ela é outra pessoa. Antes ela tinha dificuldade de socializar com outras pessoas. Agora ela é comunicativa, centrada. Melhorou o psicológico, a disposição em fazer tarefas. O esporte se tornou essencial pro crescimento dela. Fico feliz em ver esse progresso”, comentou.

Já a atleta Annita Gabriele, 14, é uma das veteranas, faz parte da Seleção de Basquete do RN e já foi recrutada para jogar pelo tradicional Sport Club Recife. Competiu pela equipe em Foz do Iguaçu, no Paraná. Agora, segundo a jovem goianinhense, a emoção é diferente em representar seu município e Estado. “Muito confiante porque estamos focadas e treinando desde o início do ano para dar nosso melhor em cada jogo. O trabalho é em equipe é essencial e vamos lutar para trazer um troféu pra nossa cidade”, enfatizou. 

Anny Isabely, 13 anos, começou a jogar basquete aos 10 anos no projeto Fênix e participará da sua primeira competição a nível Brasil. “Feliz porque isso é resultado do trabalho de todas, principalmente, do nosso treinador Alisson que nos motiva diariamente a lutar pelo nosso melhor. Hoje, depois de três anos praticando esportes, me sinto mais comunicativa porque tinha dificuldade em socializar, fazer amizades. Sem falar do meu condicionamento físico que melhorou muito e me deixou mais centrada, focada em todas as áreas da minha vida. O basquete tem mudado minha vida”, falou. 

Quem também participou da entrega de uniformes foi a vereadora Juliana de Bastitinha, uma das incentivadoras e torcedora do projeto social. “É lindo ver onde vocês estão chegando. Levando o nome da nossa cidade para todo Brasil. Já são campeãs e nosso orgulho em fazer história sendo de uma escola municipal, do interior, ganhando de escolas particulares da capital. Tenho certeza que é só a primeira conquista de muitas que virão”.