Como parte da campanha “Goianinha Limpa”, lançada em 2017 pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental e Urbanístico (SEDAU), a Prefeitura de Goianinha instalou, em vários pontos da cidade, placas de advertência quanto à deposição irregular de resíduos sólidos (lixo), com base no Código Municipal de Meio Ambiente, sob art. 82, que diz: “É expressamente proibida à deposição de resíduos sólidos de qualquer natureza em terrenos baldios, logradouros públicos, canais de drenagem de águas pluviais, bem como em áreas de preservação.”
Para a diretora da SEDAU, Shirliana Freitas, “esses resíduos, quando descartados de forma inapropriada, além de atrair vetores que transmitem doenças, causam vários transtornos e incômodos aos moradores, no que se refere à obstrução das vias públicas e geração de maus odores, bem como a poluição visual, visto que a sujeira torna a paisagem desagradável. Lembramos que a coleta é feita em todo o município, devendo o cidadão dispor seu lixo nos dias e horários estabelecidos no cronograma. Também cabe ressaltar que a violação do artigo, acima citado, poderá acarretar em multas e penalidades”, disse.