Goianinha levou uma de suas experiências de sucesso na área da saúde para o maior evento de saúde pública do mundo: o XXXVIII Congresso do Conasems, realizado neste domingo (15). O município participou da 20ª edição da Mostra “Brasil, aqui tem SUS”, com o projeto “Beleza com Saúde: promovendo a educação em saúde sobre os riscos ocupacionais”, apresentado pela servidora Natanne do Nascimento Souza, com coautoria de Virgiliana Castro, Kilvia Rodrigues e Oziléia Dantas.
A iniciativa é resultado da atuação integrada da Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Saúde do Trabalhador e Atenção Primária. O objetivo do projeto foi conscientizar profissionais do setor da beleza – como cabeleireiras, manicures e esteticistas – sobre os riscos ocupacionais (biológicos, químicos, físicos, ergonômicos e acidentais) aos quais estão expostos diariamente.
O trabalho contou com quatro palestras temáticas abordando biossegurança, riscos ocupacionais, primeiros socorros (com foco em choque elétrico e queimaduras) e a importância da imunização e da prevenção de doenças infecciosas. Os participantes também tiveram acesso a testes rápidos, atualização da caderneta de vacinação e um espaço de tira-dúvidas com os profissionais de saúde.
A ação, realizada em abril deste ano na Câmara Municipal, contou com a presença de 20 profissionais do setor. “Esse reconhecimento nacional mostra o quanto nossas equipes estão comprometidas com uma saúde pública de qualidade, próxima das pessoas e atenta às realidades do nosso município. É motivo de muito orgulho para todos nós, principalmente por termos uma equipe tão preparada e dedicada”, destacou a prefeita Nira Galvão, celebrando a conquista.

A experiência de Goianinha está alinhada às diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), da Atenção Básica (PNAB) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU – especialmente o ODS 3, que trata da saúde e bem-estar.
